A solução para redução do consumo de Energia Elétrica

Saiba mais sobre A solução para redução do consumo de Energia Elétrica

A redução do consumo de Energia Elétrica se transformou em um dos principais objetivos dos brasileiros, principalmente após o aumento da tarifa anunciado pelo Governo Federal.

A conta de luz no Brasil é uma das mais caras em todo o mundo, e para driblar o alto custo da energia elétrica, os brasileiros estão buscando cada vez mais por alternativas que possibilitem reduzir o consumo de energia.

Se você tem dúvida sobre o consumo de energia elétrica na sua residência ou estabelecimento, entre em contato com um Eletricista da Fernog e faça uma revisão em sua rede elétrica afim de garantir um consumo adequado e prevenir acidentes.

Como reduzir o consumo de Energia Elétrica?

Atualmente, a energia elétrica produzida no Brasil é de origem hidrelétrica, cerca de 65%, ou seja, sua principal fonte são os rios e reservatórios de água. A falta desse recurso tem sérias consequências sobre o consumo de energia, visto que diminui a oferta de energia e aumenta o custo da conta de luz.

Outro grande problema que encarece a energia no país, é o seu desperdício. Cerca de 15% de toda a energia produzida no Brasil é perdido.

Para minimizar os impactos desses problemas e conseguir uma redução do consumo de Energia Elétrica, existem algumas técnicas bastante eficazes.

Um dos primeiros pontos é optar por aparelhos de eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) – um programa do governo federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia que promove a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, o que elimina os desperdícios, reduz os custos e os investimentos setoriais. Além disso, de acordo com o Inmetro, os aparelhos indicados com este selo apresentam melhor desempenho quanto ao consumo de energia.

No que diz respeito à iluminação, existem algumas técnicas bastante eficazes: pintar as paredes internas e os tetos da casa com cores claras, isso diminui a necessidade do uso de lâmpadas; deixe cortinas, janelas e portas abertas – aproveite ao máximo a luz do dia; troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, elas duram até oito vezes mais e consomem menos energia; abra portas e janelas em locais estratégicos, isso permitirá que os ambientes recebam mais a luz do dia.

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia, entretanto, existem aparelhos modernos e econômicos. Evite utilizá-lo nos horários de pico (das 18h às 21h), quando a carga de energia é bem maior.

Se for possível, instale um aquecedor de água por energia solar. Além de exigirem baixa manutenção, esses aparelhos estão com os preços bem mais acessíveis.

Outra dica bastante válida redução do consumo de Energia Elétrica é economizar energia com o chuveiro é, nos dias frios, deixar a chave na posição “verão”, isso reduz o consumo em até 30%.

A geladeira é outra grande vilã quando o assunto é consumo de energia. Entretanto, com algumas pequenas mudanças, ela pode oferecer uma redução considerável na conta de luz. Sendo assim: não deixe a porta da geladeira aberta sem necessidade ou por um longo período de tempo; faça o degelo periodicamente; mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado; não deixe a geladeira próxima ao fogão – um aparelho atrapalha o funcionamento do outro; quanto menos coisas ficarem dentro da geladeira, menos energia ela irá consumir.

Para os aparelhos de ar condicionado: limpe os filtros periodicamente; mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando; mantenha-o desligado quando não houver ninguém no ambiente.

Computadores: o monitor de vídeo é responsável por 70% do consumo de energia, sendo assim, quando der uma pausa em seu trabalho, deixe-o desligado; não deixe impressoras, caixas de som, estabilizadores e demais acessórios ligados se não houver necessidade; em pausas prolongadas, desligue totalmente o aparelho, incluindo o estabilizador.

Quando não estiver utilizando um aparelho, desligue-o da tomada que também ajudará na redução do consumo de Energia Elétrica. Equipamentos em stand-by podem representar um gasto mensal de até 12%. Além disso, evite sobrecarregar fontes de energia. Muitos aparelhos conectados em uma mesma tomada, através de benjamins, aumentam o consumo de energia e podem causar curtos-circuitos.

Outras recomendações

Procure lavar e passar roupas quando houver bastante peças acumuladas. Isso contribui com a redução do consumo de energia elétrica.

Não deixe o celular carregando por um longo período de tempo. Assim que a bateria estiver completa, retire o carregador da tomada.

Durante suas viagens, desligue a chave geral da casa para não gastar energia sem necessidade.

Evite instalações inadequadas. Os famosos “gatos” são, além de perigosos, grandes consumidores de eletricidade.Sempre que possível, faça manutenção na rede elétrica e opte sempre por equipamentos mais modernos, isso proporcionará uma redução considerável no consumo de energia elétrica.

Entre em contato e solicite uma proposta sem compromisso.

Solicitar contato