Perícias de Engenharia Civil

Perícias de Engenharia Civil

Perícias de Engenharia Civil

A perícia é conhecida como o exame técnico realizado por um especialista em determinada área de conhecimento, através da observação, investigação, inspeção ou pesquisa de determinado fato ou condição.

A perícia de Engenharia está definida pela resolução 345 do Confea, de 27 de julho de 1990, segue no foco da especialidade, determinando que é a atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

Assim, a perícia de engenharia civil caracteriza-se pelo exame especializado que ocorre no período planejamento, projeto, obra em execução ou concluída, com o intuito de apurar algumas causas apontadas durante o evento.

Quais são as atividades realizadas em uma perícia de engenharia?

Muitas são as atividades realizadas em uma perícia de engenharia civil, entre elas, podemos elencar a coleta de informes e situações gerais como geográficas, climáticas, ambientais, região, vizinhança, urbanização,melhoramentos públicos, usos, costumes e outros; coletas específicas como projetos, especificações, manuais técnicos, normas técnicas e legislações pertinentes, e outros; trabalhos de vistorias, auditoria, inspeção e ensaio.

As perícias de engenharia na construção civil podem ser também classificadas como diretas ou indiretas, a depender de seu objeto e forma de estudo. As perícias diretas são aquelas feitas diretamente no objeto de estudo, enquanto as indiretas utilizam-se de tecnologia para o levantamento de informações e dados. O estudo realizado dependerá da necessidade do cliente.

Os exames e resultados obtidos permitem a adoção de medidas preventivas e também podem ser utilizadas como provas em processos judiciais, onde o engenheiro contratado representa uma importante fonte de informações.

Perícias de engenharia para processos judiciais

As perícias são muito utilizados no meio judicial, para apurar e mensurar responsabilidades e corrigir problemas dentro de uma demanda. É muito comum que peritos sejam chamados e contratados para o processo, com o objetivo de produzir informações precisas.

Em juízo o estudo de engenharia, realizada pelo engenheiro perito, pode ajudar em processos que envolvam disputas de terra, análise de projetos complexos de construção e infraestrutura, entre outros.

O resultado da análise influenciará diretamente na decisão positiva ou negativa de um processo e, na maioria das vezes, é a única forma adequada de comprovar determinado direito, por isso, se faz tão importante sua realização.

A contratação de um escritório especializado para uma perícia de engenharia civil é muito importante para a credibilidade dos resultados obtidos e para a entrega de um material que transmita segurança e clareza, para cada demanda.

Nosso escritório de engenharia no Rio de Janeiro está apto para realizar perícias judiciais e ajudá-lo na produção de material e realização de análise para casos de disputas, onde o estudo realizado pelo engenheiro pode ser uma ferramenta essencial. Fale hoje mesmo com nossa equipe e tire suas dúvidas.

Entre em contato e solicite uma proposta sem compromisso.

Solicitar contato